Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorInácio, Célia Manuel-
dc.date.accessioned2025-05-30T05:50:32Z-
dc.date.available2025-05-30T05:50:32Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/213-
dc.description.abstractEste estudo, intitulado Empreendedorismo de Franquia como Factor Impulsionador do Desempenho das Micro e Pequenas Empresas, caso da Empresa Higest Moçambique da Autarquia de Xai-Xai (2020-2022)”, tem como questão central, de que forma o empreendedorismo de franquias contribui como fator impulsionador do desempenho das micro e pequenas empresas na autarquia de Xai-Xai, com foco na empresa Higest? Assim analisa o impacto do empreendedorismo de franquias no desempenho das micro e pequenas empresas na autarquia de Xai-Xai. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com franqueados da rede Higest Moçambique. Os participantes incluiu três franqueados selecionados com base em critérios como tempo de operação e localização geográfica. A franqueadora também foi analisada para uma visão mais ampla das estratégias implementadas. Os resultados indicam que o modelo de franquia ofereceu uma plataforma estruturada que facilitou a entrada no mercado, reduzindo riscos por meio do reconhecimento de uma marca consolidada e suporte contínuo. A transferência de know-how e o treinamento contínuo foram cruciais para o sucesso dos franqueados. No entanto, os franqueados enfrentam desafios como a falta de autonomia para adaptar produtos e preços às preferências locais e problemas logísticos, especialmente em regiões distantes, que comprometem a eficiência operacional. Para mitigar esses desafios, a franqueadora implementou estratégias como campanhas de marketing cooperado, parcerias com fornecedores e uso de tecnologias para monitoramento de desempenho. Conclui-se que o empreendedorismo de franquia é uma estratégia eficaz para o crescimento de micro e pequenas empresas em mercados emergentes, mas é necessário um equilíbrio entre padronização global e adaptação local para garantir o sucesso sustentável.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectFranquiapt_PT
dc.subjectDesempenho das MPEspt_PT
dc.subjectEmpresapt_PT
dc.titleEmpreendedorismo de Franquia como Factor Impulsionador do Desempenho das Micro e Pequenas Empresas. Caso da Empresa Higest Moçambique da Autarquia de Xai-Xai (2020-2022)pt_PT
dc.typeOtherpt_PT
Appears in Collections:Extenção de Xai Xai

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Célia Inácio- MBA.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.