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dc.contributor.authorManhacha, Estevão Amadeu-
dc.date.accessioned2025-08-19T08:18:18Z-
dc.date.available2025-08-19T08:18:18Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/353-
dc.description.abstractA presente pesquisa com o tema “Análise da competitividade das micro e pequenas empresas na comercialização de cereais no regadio do Baixo Limpopo (2018-2023) ˮ tem como objectivo analisar a competitividade das MPE’s na comercialização de cereais nesta região. O estudo identifica os principais desafios enfrentados por essas empresas, considerando os aspectos económicos, sociais e ambientais. Nesta pesquisa utilizou-se uma metodologia descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, para uma população de 41 MPE’s, sendo que 33 participantes contribuíram com a pesquisa. Desses, 28 responderam ao questionário aplicado (gestores, proprietários e outros stakeholders), e 5 participaram de entrevistas semiestruturadas.Os resultados revelam que o acesso limitado a financiamento e crédito é o principal obstáculo para as MPE’s, afectando directamente sua capacidade de investimento e expansão. Como alternativa, as empresas têm adoptado estratégias de vendas directas ao consumidor e participado de eventos e feiras para aumentar a visibilidade da marca e fortalecer a conexão com os clientes. A pesquisa revela que as micro e pequenas empresas no comércio de cereais ao longo do regadio do Baixo Limpopo enfrentam um ambiente altamente competitivo, e para se manterem competitivas, as MPE’s têm - se focado em estratégias de qualidade e diferenciação, uma vez que os consumidores demonstram clara preferência pela qualidade em detrimento do preço.Além disso, os principais factores que impactam a competitividade incluem a infraestrutura logística, os custos de produção, o acesso ao financiamento e as flutuações nos preços de mercado. Aspectos sociais, como a qualificação da mão-de-obra e o relacionamento com a comunidade, bem como factores ambientais, como mudanças climáticas e práticas agrícolas sustentáveis, também têm influência significativa nas operações das MPE’s.pt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectComercializaçãopt_PT
dc.subjectcompetitividadept_PT
dc.subjectmicro e pequenas empresaspt_PT
dc.titleAnálise da Competitividade das Micro e Pequenas Empresas na Comercialização de Cereais no Regadio do Baixo Limpopo (2018-2023)pt_PT
dc.typeOtherpt_PT
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