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dc.contributor.authorMuyaya, Cacilda Afonso Majone-
dc.date.accessioned2025-07-25T12:08:09Z-
dc.date.available2025-07-25T12:08:09Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ucm.ac.mz/handle/123456789/241-
dc.description.abstractEm Moçambique assim como em qualquer parte do mundo, a escola no exercício de suas actividades deve ser uma instituição dinâmica que, acompanha o desenvolvimento socioeconómico, que trabalha como um sistema aberto, onde interage com o meio circundante de modo que os serviços por ela prestados possam responder às necessidades desse meio. Este facto passa pela tomada de consciência que o processo de ensino- aprendizagem não é uma actividade de exclusiva responsabilidade dos gestores escolares, professores e alunos, mas requer o envolvimento de toda comunidade como actores importantes na melhoria do ambiente escolar e consequentemente o incremento dos níveis de aprendizagem nos alunos. A lei nº 6/92 de 6 de Maio do sistema nacional de educação moçambicano que, reajusta o quadro geral do sistema educativo e adequa as disposições contidas na lei nº 4/83 de 23 de Março abre espaço para que os outros actores sociais (comunidades, cooperativas, empresas e privados) participem na promoção da educação. É neste contexto que em 2003 o Ministério da Educação institui o Conselho de Escola como órgão máximo com poder consultivo e deliberativo, com representação de todos segmentos da comunidade escolar, pois todas actividades a serem realizadas na escola devem ser analisadas e aprovadas por este órgão. Deste modo, desenvolveu-se a presente pesquisa subordinada ao tema “a participação comunitária na Gestão duma escola primária completa no Distrito de Nacala- Porto. Como pergunta de partida procurou-se responder como é que a comunidade participa na gestão dum estabelecimento de ensino primário. O objectivo é analisar a participação da comunidade na gestão da escola. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa, tendo envolvido 8 participantes, nomeadamente, gestores da escola, professores e representantes da comunidade. A entrevista constituiu a principal técnica de recolha de dados. Os resultados do estudo apontam que, existem vários órgãos ao nível da escola em que a comunidade participa na gestão da escola. Os resultados apontam ainda que, a comunidade participa activamente nas actividades desenvolvidas pela escola. O envolvimento dos membros do Conselho de Escola e de pais/mães de turma na disseminação de informações ligadas as actividades da escola, a boa receptividade dos gestores e professores constituem estratégias de envolvimento da comunidade na gestão da escolapt_PT
dc.language.isootherpt_PT
dc.subjectparticipaçãopt_PT
dc.subjectcomunidadept_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.titleA Participação Comunitária na Gestão duma Escola Primária Completa no Distrito de Nacala- Portopt_PT
dc.typeOtherpt_PT
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